Em alusão ao Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Policlínica de Humildes, em Feira de Santana, unidade gerida pela Associação Saúde em Movimento, está promovendo durante este mês rodas de conversa entre profissionais de saúde e a comunidade com foco na conscientização, orientação e fortalecimento da rede de proteção à infância.
As atividades buscam ampliar o diálogo sobre um tema que ainda enfrenta silêncio e subnotificação em todo o país. Os encontros abordam a importância da escuta, do acolhimento e da denúncia, reforçando que proteger crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva.
A iniciativa ganha ainda mais relevância diante dos números nacionais. Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Disque 100 registrou mais de 657 mil denúncias de violações de direitos humanos em 2024, representando um aumento de 22,6% em relação ao ano anterior. Crianças e adolescentes seguem entre os públicos mais vulneráveis atendidos pelo serviço.
Dados da campanha Maio Laranja também alertam que cerca de 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente todos os anos no Brasil, embora apenas uma pequena parcela dos casos seja oficialmente denunciada.
Para a equipe da Policlínica de Humildes, discutir o tema de forma aberta é essencial para prevenir situações de violência, orientar famílias e fortalecer a rede de cuidado e proteção.
A ação integra o compromisso da unidade com a promoção da saúde, do cuidado humanizado e da defesa dos direitos da infância e adolescência, incentivando a conscientização da população sobre a importância de identificar sinais, acolher vítimas e denunciar casos de violência.



